Os linfonodos são pequenas estruturas que filtram substâncias nociva, auxiliando o sistema imune no combate de germes.
Esses linfonodos estão localizados em diversas partes do corpo, desde as regiões mais superficiais até as mais profundas.
Quando há algum problema no corpo, como infecções, câncer, feridas, os linfonodo incham e aumentam de tamanho, uma vez que sua função está aliada ao sistema imune. Geralmente, apenas um grupamento de linfonodo aumenta de tamanho, mas pode ocorrer um aumento generalizado.
Para que o câncer atinja os linfonodos, sendo necessária a realização da linfadenectomia, é preciso que ele inicie nos linfonodos ou chegue até eles através de outra região do corpo.
Dessa maneira, a Linfadenectomia retroperitoneal surge como uma forma de tratamento para cânceres, como do testiculo, bexiga rim e próstata. Neste procedimento, ocorre a retirada dos linfonodos da região retroperitoneal
Essa cirurgia é delicada e depende de grande conhecimento anatômico e cirúrgico.
Pode ser realizada aberta ou minimamente invasiva, a depender do quadro do paciente. Suas complicações e riscos podem ocorrer como em qualquer outra cirurgia.
MUITO IMPORTANTE! Por ser uma cirurgia complexa, busque um profissional especialista nesta modalidade cirúrgica.
Ficou interessado? Nós especialistas neste procedimento cirúrgico.
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.