O câncer de bexiga afeta homens e mulheres e é o segundo tipo de câncer mais comum do trato urinário entre os homens. O tratamento utilizado para esse tipo de câncer pode ser a retirada do tumor, em casos mais leves, ou a retirada parcial ou total da bexiga, em casos mais avançados.
Nesse sentido, a cirurgia robótica no tratamento do câncer de bexiga proporciona diversos benefícios ao paciente, sendo, sem dúvidas, uma opção mais rápida e tranquila de recuperação, uma vez que é uma técnica minimamente invasiva de alta precisão.
Essa técnica cirúrgica robótica foi introduzida ao longo do tempo, diante das diversas taxas de mortalidade e de complicações severas, que aconteciam em outras modalidades cirúrgicas, como a cirurgia aberta, em que a reconstrução da bexiga acontece fora do corpo.
Quando o câncer limita-se a bexiga, o tratamento é focado na retirada do tumor, em que é feita a raspagem e remoção do tumor e de tecidos acometidos, através da ressecção transuretral da bexiga (RTU). Já quando o câncer está avançado, é necessária a retirada total ou parcial da bexiga, também chamada de cistectomia.
Assim, com a cirurgia para tratamento do câncer de bexiga sendo robótica, durante uma possível cistectomia, o cirurgião consegue, quando necessário, reconstruir a bexiga com pedaços do intestino, com precisão e com o mínimo de riscos e complicações pós-operatórias.
MUITO IMPORTANTE! Lembre-se sempre de consultar um médico urologista especializado em cirurgia robótica para maiores orientações acerca deste procedimento.
Ficou interessado nessa forma de tratamento?
Nós somos especialistas em cirurgia robótica!
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.