O aumento prostático benigno (hiperplasia benigna da próstata) é uma patologia que afeta cerca de 50% dos homens acima de 50 anos. Tal quadro trata-se do aumento da próstata e se relaciona na maioria das vezes com piora da qualidade e frequência miccional do paciente.
Diferentemente do câncer, a HPB é uma alteração benigna, mas que, se não tratada, pode causar outras complicações no trato urinário.
Dentre os principais sintomas estão a dificuldade em urinar ou necessidade frequente de urinar. Em alguns casos pode manifestar hematúria (presença de sangue na urina).
A Hiperplasia Benigna tem cura?
Atualmente existem diversos tratamentos para tal enfermidade. A evolução ou não do quadro dependerá de diversos fatores, tais como: idade; nível da doença; quadros de risco e adesão do paciente ao método escolhido.
Como uma alternativa frente à medicações e procedimentos cirúrgicos mais agressivos, podemos oferecer para o paciente opção menos invasivas como:
A vaporização da próstata com Laser (Greenlight) ou Plasma;
A Enucleação endoscópica (Biolep ou Holep);
Tratamento, por via Robótica (PTV Robótica);
E mais recentemente o Urolift.
Novos tratamentos chegam ao Brasil
Recentemente foi aprovado o uso de tecnologias menos invasivas para tratar o crescimento da próstata: o Urolift.
O procedimento Urolofift, é o grampeamento da próstata, realizado de forma minimamente invasiva. No método, os pequenos grampos abrem o canal da próstata, normalizando o fluxo urinário. Tais grampos são imperceptíveis e não geram incômodo ao paciente.
Como funciona o procedimento?
Uma câmera entra pelo canal urinário (uretra) e realiza disparos, que comprimem as glândulas, aumentando o espaço para passagem da urina. Assim, os grampos permanecem, de forma que a glândula fique comprimida.
É uma cirurgia extremamente rápida, que dura cerca de 20 minutos, podendo ser feita com anestesia local ou sedação. Além disso, há possibilidade do paciente retornar para casa no mesmo dia.
Tal procedimento é indicado para pacientes com próstata menor a 80 gramas, levando em consideração o custo efetividade e número de grampos necessários.
Benefícios
É uma opção bastante promissora para homens jovens, a fim de preservar a ejaculação (único método que traz essa possibilidade). Além disso, tais procedimentos não afetam a fertilidade masculina, pois não há remoção do tecido prostático.
Opção bastante vantajosa para aqueles que sofrem com os efeitos colaterais das medicações. São uma alternativa menos invasiva, do ponto de vista cirúrgico, com possibilidade semelhante de retratamento, em comparação a outros métodos.
Você ficou interessado sobre o Urolofift? Deixe sua dúvida nos comentários logo abaixo.
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.
Siga o Dr. Marcel Cognette nas redes sociais
Instagram: https://www.instagram.com/drmarcel.uro/
Facebook: https://www.facebook.com/drmarcel.uro/