Efeitos da idade no trato urinário
Com o avanço da idade, algumas alterações podem acometer o sistema urinário dos pacientes levando a sintomas diversos como diminuição do jato da urina, dificuldade para esvaziar a bexiga, necessidade de ir ao banheiro diversas vezes ao longo do dia, acordar à noite diversas vezes para urinar e até mesmo perda espontânea de urina.
Essas queixas tendem a piorar com o envelhecimento, principalmente, mas não exclusivamente, devido a alterações na próstata nos homens e enfraquecimento da musculatura da pelve nas mulheres.
Além disso, com o avançar da idade, há uma diminuição lenta e constante do peso dos rins. A partir dos 40 anos, as pessoas podem manifestar uma diminuição da velocidade com que os rins filtram o sangue e as artérias que suprem os rins ficam estreitas.
As mudanças consequentes da idade não geram diretamente qualquer doença, mesmo que haja redução na quantidade da função dos rins. Ambos os rins podem precisar trabalhar próximos de sua capacidade total para realizar todas as funções normais.
Os ureteres, que são os canais que levam a urina dos rins para a bexiga, não se alteram muito com a idade, mas a bexiga sofre algumas alterações. O volume máximo de urina que a bexiga pode armazenar diminui.
A capacidade de uma pessoa em segurar a urina após a primeira sensação de necessidade de urinar e a velocidade do fluxo de urina da bexiga para a uretra também diminuem, aumentando um risco maior de infecções de urina.
Nas mulheres, a uretra encurta e seu revestimento fica mais fino. Essas alterações diminuem a capacidade do esfíncter urinário de se fechar firmemente, aumentando o risco de perda espontânea de urinária.
Nos homens, há o crescimento da próstata com a idade, bloqueando gradualmente o fluxo de urina. Se não for tratado, este bloqueio pode causar incapacidade de esvaziar a bexiga e, possivelmente, danos aos rins.
MUITO IMPORTANTE! Se há muito tempo você não vai a um urologista, procure um, faça seu acompanhamento, tire suas dúvidas e busque tratamento.
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.