Nos últimos anos, o Brasil começou a integrar no mapa mundial da cirurgia robótica. A cirurgia robótica não é uma especialidade médica, mas sim um instrumento que auxilia a fazer a cirurgia. Permite realizar cirurgias complexas de uma maneira minimamente invasiva.
O robô calcula minimamente a incisão a ser feita no paciente e introduz o laparoscópio, uma espécie de binóculos que aumenta a imagem do interior do paciente em até 10 vezes em alta resolução, mostrando ao médico uma boa visão para realizar a cirurgia. O sistema é altamente seguro, possui vários sistemas de segurança e não está programado para tomar decisões sozinho. Se você precisar realizar alguma cirurgia urológica minimamente invasiva, converse com o seu médico sobre a cirurgia robótica.
A prostatectomia robótica é uma prostatectomia radical que também é conhecida como Prostatectomia Laparoscópica Assistida por Robô (RALP). É uma cirurgia minimamente invasiva de remoção de próstata e tratamento de câncer, é uma plataforma que incorpora os princípios oncológicos, combina-a com as habilidades de prostatectomia radical aberta e constrói sobre ela com uma abordagem de cirurgia robótica.
A cirurgia robótica é realmente uma operação de controle remoto, onde o cirurgião fica a uma distância real do paciente e, quando ele faz a cirurgia, todos os movimentos do cirurgião são traduzidos através das fibras sensíveis da máquina com certa precisão até os instrumentos. O cirurgião pode até estar em um hospital diferente, um estado diferente ou um país diferente em outro continente, não importa, essa operação é realmente feita de maneira remota.
Resultados clinicamente superiores com cirurgia robótica de câncer de próstata
O sistema robótico de cirurgia de câncer de próstata da Vinci é capaz de fornecer resultados superiores de tratamento do câncer de próstata quando comparado a procedimentos tradicionais e não-robóticos. Isso ocorre porque o sistema da Vinci é equipado para fornecer ao cirurgião um espectro de ampliação revolucionário, tridimensional e em vários níveis. A cirurgia assistida por escopo mais tradicional normalmente fornece uma imagem de resolução muito mais baixa e um campo de visão muito mais limitado. Além disso, os componentes eletrônicos sensíveis do sistema da Vinci e os braços cirúrgicos permitem ao cirurgião fazer movimentos altamente precisos dentro da incisão durante a cirurgia robótica de câncer de próstata. Isso significa que o tecido maligno pode ser removido com uma eficiência e facilidade inédita antes da era da cirurgia robótica. Esta maior precisão reduz a probabilidade de efeitos deletérios funcionais da cirurgia oncológica para o tumor de próstata.