A estenose de JUP é uma doença causadora do estreitamento na região em que há a junção entre a pelve renal, local de recolhimento da urina após sua produção, e o ureter, tubo que liga os rins à bexiga. Esse estreitamento interrompe o fluxo normal de urina, promovendo seu acúmulo.
Os primeiros sintomas podem surgir logo após o nascimento, os mais comuns são dores nos rins que pioram quando há o aumento do consumo de líquidos, uma vez que provoca a dilatação do sistema urinário anteriormente à obstrução.
Há também outros sintomas, como:
- Pressão alta;
- Infecções urinárias frequentes;
- Presença de sangue na urina.
O diagnóstico de estenose de JUP é dado através de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, que localizam o ponto obstruído e evidenciam a dilatação das cavidades do rim. São feitos também exames laboratoriais para avaliação da saúde e funcionamento dos rins.
O tratamento da estenose de JUP é feito através de cirurgia, podendo ser realizada por meio de endoscopia ou laparoscopia, sem a necessidade de cortes grandes no paciente.
MUITO IMPORTANTE! O urologista é o médico indicado para acompanhamento e para o tratamento da estenose de JUP.
Está com algum desses sintomas e precisa de acompanhamento?
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.