O crescimento benigno na próstata ou a Hiperplasia Prostática (HPB), se refere a um aumento do tamanho da próstata, o que pode causar diversas dificuldades para o indivíduo.
Primeiramente, a próstata é uma glândula que fica embaixo da bexiga, envolvendo o canal da urina (uretra), como se fosse um anel.
Com o passar do tempo, com o envelhecimento, a próstata tende a aumentar de tamanho. Dessa forma, ela pode crescer tanto para dentro quanto para fora e, assim, surgem os sintomas.
Continue lendo o artigo e saiba mais sobre os sintomas e diagnósticos para a Hiperplasia Prostática.
Sintomas da Hiperplasia Prostática
O aumento da glândula prostática pode se manifestar de diversas maneiras.
A saber, o indivíduo pode ter o aumento da próstata e não desenvolver nenhum tipo de sintoma. E esse aumento pode ser diagnosticado apenas nos exames, aqui está a importância de ir com frequência a um urologista.
Entretanto, os sintomas estão principalmente relacionados à obstrução da uretra. Vamos te apresentar algumas
Os principais sinais da Hiperplasia Prostática são:
- Perda da força do jato urinário (Demora mais tempo para esvaziar a bexiga);
- Necessidade de urinar frequentemente;
- Esvaziamento incompleto da bexiga;
- Dificuldade miccional;
- Retenção urinária aguda (A próstata aperta tanto o canal da urina que impossibilita a saída da urina, nesse caso o rim vai produzindo a urina que chega até a bexiga porém não é capaz de sair. Dessa forma, a bexiga vai aumentado de tamanho, é um caso grave e agudo e é necessário procurar m pronto socorro.);
- Sangue na urina.
Diagnóstico da Hiperplasia Prostática
Alguns exames podem ser feitos para identificar a Hiperplasia Prostática.
Como o fator idade é extremamente relevante para o aumento da próstata, quando um individuo chega aos 40 anos é recomendado que ele faça visitas ao urologista. Assim será feito um monitoramento de como a sua próstata se encontra.
Para o diagnóstico pode ser solicitado o ultrassom das vias urinárias e próstata, dessa maneira é possível mensurar o tamanho com maior precisão.
Outra maneira de diagnosticar é o exame de toque prostático, ele também permite examinar o tamanho da próstata mas, principalmente, ajuda a descartar alguma malignidade, como a presença de um nódulo ou área endurecida.
Por fim, o PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida pela próstata. Assim, quando o exame detecta essa substância em níveis elevados pode indicar a presença de alguma malignidade.
Contudo, o aumento da próstata não tem uma relação direta com alguma malignidade.
Uma vez que, o homem pode ter uma próstata grande e benigna. Já, em outras situações, um outro homem pode ter uma próstata pequena que contém alguma malignidade.
Procure um Médico Urologista
O crescimento da próstata é muito comum, 1 em cada 3 homens acima de 60 anos apresentam esse problema.
É uma doença que interfere na qualidade de vida, mas que tem tratamento adequado com altas taxas de sucesso!
Por isso, se tiver algum desses sintomas, procure um médico urologista, pois ele é o mais indicado para identificar e fazer o tratamento da Hiperplasia Prostática.
O Dr. Marcel Cognette tem a sua clínica localizada em Goiânia. Saiba mais agendando uma consulta e melhore sua qualidade de vida.