Principais exames para prevenir doenças no sistema reprodutor masculino
Embora a prática de fazer exames preventivos seja essencial para alcançar uma cura mais rapidamente, esse hábito pertence, em sua grande maioria, às mulheres. Os homens ainda possuem certa resistência com relação a esses cuidados.
Por esse motivo, indica-se realizar um check-up com frequência, pelo menos anualmente, para verificar se há alguma alteração significativa, ou até mesmo iniciar o tratamento antes que o problema se manifeste e se torne mais grave. Principalmente se o homem é fumante, obeso, sedentário ou tem antecedentes familiares, é preciso iniciar uma rotina de exames a partir dos 40 anos.
Os principais exames são:
1. Exame de próstata
Nesse tipo de exame é avaliado se existe a presença de alterações na glândula, através do exame de toque retal e da análise sanguínea do PSA.
2. Hemograma completo
Esse exame faz uma avaliação das células sanguíneas. Além disso, também realiza a contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos.
3. Detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são, em suma, infecções transmitidas por contato sexual, causadas por vários tipos de agentes, como bactérias, vírus ou parasitas.
4. Exames de urina
Por fim, o exame EAS (exame de urina) avalia o sistema urinário e renal, ou seja, identifica infecções urinárias e problemas nos rins.
- Dosagem de Hormônios
O exame de sangue que dosa os hormônios envolvidos no funcionamento corporal é útil no diagnóstico de doenças.
- Creatinina e ureia
Problemas no funcionamento dos rins podem ser detectados pela dosagem de creatinina e ureia em fases precoces, antes que outros sintomas se manifestem.
Este é o caso da insuficiência renal, que se desenvolve silenciosamente e pode ter como causa doenças como hipertensão, diabetes, infecção urinária e cálculo renal.
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.