Principais sintomas de alterações nas glândulas supra-renais
As glândulas supra-renais estão acima dos rins e é essencial para secretar hormônios importantíssimos. Esses hormônios regulam respostas ao estresse e auxiliam a manter o equilíbrio hídrico corporal e a pressão arterial.
Os principais hormônios secretados pelas glândulas supra-renais são:
- Adrenalina, noradrenalina e dopamina;
- Cortisol;
- Aldosterona;
A Adrenalina, noradrenalina e dopamina são conhecidas como catecolaminas, sendo responsáveis por efeitos no coração e vasos sanguíneos, como vasoconstrição e aumento da contração do coração.
Em situações de estresse, esses hormônios são liberados para manter o estado de alerta. Porém se houver alteração na produção das catecolaminas, sintomas podem ocorrer, como:
- Palpitações;
- Pressão alta;
- Palidez;
- Tremores;
- Fraqueza intensa;
- Ansiedade;
- Falta de ar.
O cortisol desempenha efeitos multissistêmicos, regulando os níveis de glicose, atuando nos ossos, na imunidade e nas emoções. Quando há cortisol em excesso, o paciente desenvolve síndrome de cushing, com sintomas, como:
- Ganho de peso;
- Giba de búfalo;
- Face arredondada;
- Diabetes;
- Colesterol elevado;
- Excesso de pelos;
- Vermelhidão facial;
- Alterações de humor;
- Fraquezas ósseas..
Já a aldosterona é responsável pelo equilíbrio de água, sódio e potássio no organismo, de forma que se houver uma produção excessiva desse hormônio, o paciente poderá ter pressão alta.
MUITO IMPORTANTE! A suspeita de uma doença das glândulas supra-renais são um motivo para consultar-se com um médico.
Está com algum desses sintomas e precisa de acompanhamento?
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.