Qual a diferença entre cálculo renal e pedra na vesícula?
O cálculo renal é uma massa sólida constituída de cristais, podendo ser único ou múltiplo e provocam cólica durante seu deslocamento pelo trato urinário.
As pedras na vesícula ocorrem quando há um ou mais cálculos na vesícula biliar ou em seus canais. São formados através da junção de cristais.
O cálculo renal é causado pela pouca ingestão de líquidos por longos períodos de tempo, que acarretam na excreção excessiva de cálcio, fosfato, oxalatos e cistina que levam à sua formação.
Já as pedras na vesícula são formadas por problemas de solubilidade do colesterol e das bilirrubinas em pessoas que possuem hábitos de vida pouco saudáveis, como alimentação rica em gordura.
Para diferenciar a cólica da pedra na vesícula da cólica renal, é preciso entender que a dor biliar inicia subitamente e localiza-se no lado direito do abdome, enquanto que a cólica renal tem localização nas costas. As duas, por serem de forte intensidade, estão associadas ao acontecimento de náuseas e vômitos.
Nos casos mais graves de pedra na vesícula, há coloração amarelada da pele e parte branca dos olhos. E nos casos de cálculo renal pode haver presença de sangue na urina.
Cada uma dessas doenças tem sua opções de tratamentos específicos , que serão informados pelo médico responsável.
IMPORTANTE! Caso esteja sentindo algum desses sintomas, busque rapidamente um médico e evite as consequências graves.
Precisa de acompanhamento? Agende sua consulta com o Dr Marcel Cognette.
📞 Entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.