Tipos de pedras nos rins e como tratar
Existem diversos tipos de pedras nos rins, responsáveis por causar as famosas dores insuportáveis e vários outros sintomas. Para cada tipo, há uma melhor forma de tratar.
Quais são os tipos de pedras nos rins?
Há as pedras de cálcio, que são o tipo mais comuns, responsáveis por 80% dos casos. Acontecem mais comumente em homens de 20 a 30 anos, sendo causadas pela eliminação aumentada de cálcio na urina. Nesses casos, a urina possui cor turva e cheiro forte.
As Pedras de cistina são consequência da cistinúria, uma rara doença genética. Nessa doença, há um acúmulo alto de cistina, que é uma proteína. É muito frequente que esse tipo de pedra cause um desconforto na lombar. São pedras mais difíceis de fragmentar por serem muito duras.
As pedras de estruvita ocorrem principalmente em mulheres com infecção urinária. A infecção por tempo prolongado promove o acúmulo de amônia no sistema urinário, formando as pedras. Esse tipo de pedra pode ficar muito grande, sendo capaz de se instalar em todo o rim. Pela sua grande capacidade de bloqueio e perda da função dos rins, é necessário que haja um tratamento rápido.
Pedras de ácido úrico é o segundo tipo de pedra mais comum. Normalmente, acontece em pacientes que já sofrem com o ácido úrico ou que possuem uma urina mais ácida, pois o excesso do ácido úrico excretado se acumula em forma de cristais.
Há vários tipos de tratamentos que vão depender do tamanho da pedra formada e se há obstrução.
Existe a opção de utilizar medicamentos alfabloqueadores, que relaxam a musculatura do ureter, facilitando a eliminação do cálculo, utilizada em casos mais leves.
Também há os tratamentos cirúrgicos, como ureterorrenlitotripsia a laser, em que é inserida uma câmera da uretra até o rim para avaliar internamente e quebrar todos os cálculos renais. Este tipo de tratamento não é eficaz para pedras maiores que 2 cm.
A nefrolitotripsia percutânea é utilizada para pedras maiores que 2cm, é feita uma incisão nas costas do paciente e um equipamento é inserido até o rim. As pedras são fragmentadas com um aparelho ultrassônico ou um laser.
Existem diversas formas de tratar pedra nos rins. Para escolher o melhor método, o cirurgião avalia o histórico do paciente, exames de laboratório e características das pedras.
Por isso, para saber agendar uma consulta com o Dr. Marcel Cognette e ele poderá avaliar o seu caso!