A torção de testículo acomete, principalmente, homens entre 12 e 18 anos, mas também pode ocorrer em homens na infância e na idade adulta. A incidência é de 1 para cada 4.000 homens.
Essa torção causa uma intensa dor de início súbito no testísculo, devido à redução da chegada de sangue arterial na região. Essa dor pode irradiar para a virilha e o abdome, podendo ser acompanhada de náuseas e vômitos. Normalmente é contínua, porém pode desaparecer, caso a torção não tenha sido completa.
O tempo é crucial para casos de torção testicular, principalmente quando falamos de diagnóstico e tratamento, que preferencialmente deve ocorrer em até 6 horas do início da dor, ja que após 12 horas da torção, apenas 20% dos testículos são salvos. O tratamento é sempre cirúrgico e com anestesia.
Assim, se não tratada em tempo hábil, a torção testicular pode levar a a necrose do testiculo, com infecção local e até mesmo prejudicar o testiculo contra lateral e à infertilidade. A infertilidade pode ocorrer também nos pacientes que tiveram sucesso na cirurgia, caracterizada pela dificuldade para engravidar suas parceiras, sendo necessário que haja avaliação desses casos.
MUITO IMPORTANTE! Quando há uma torção testicular, vá imediatamente para uma emergência médica para ser avaliado e tratado da melhor maneira possível. Quanto mais tempo com a torção, pior o prognóstico para se manter a viabilidade do testículo
Está com algum desses sintomas e precisa de acompanhamento?
Para agendar a sua consulta com o Dr. Marcel Cognette entre em contato pelo telefone: (62) 3773-9973 ou mande uma mensagem: (62) 99979-2507.